Equipe brasileira saiu de Brusque no sábado
A Volta da Juventude de Ciclismo começa nesta segunda-feira (23), no Uruguai. E a equipe brasileira júnior, que realizou a última semana de treinamentos em Brusque, se despediu da cidade durante a madrugada de sábado (21), quando partiu para o país vizinho, em busca da manutenção da hegemonia nacional no torneio.
Nas duas últimas edições da Volta da Juventude, o título geral individual ficou com um atleta brasileiro. Em 2013, Caio Godói foi o campeão, enquanto André Gohr faturou o título em 2014. Nestas duas conquistas, e na atual seleção júnior, uma coincidência: o campeão da Volta do Futuro estava no elenco, e terminou com o título.
Desta vez, o atual campeão da Volta do Futuro é Vinicius Woitke, que já trabalhou com Eduardo Gohr na Brucicle, em 2011 e 2012. Com a experiência de duas participações na Volta da Juventude, o atleta acredita que o time pode voltar do Uruguai não só com o título individual, mas com o inédito título geral por equipes.
A seleção, que tem cinco atletas à disposição, conta com dois atletas catarinenses, um do Paraná, um de São Paulo e um de Sergipe, que também já tem experiência na competição uruguaia. Breno Morais, que tem as provas de velocidade como especialidade, esteve na edição de 2014 da Volta da Juventude.
Segundo o sergipano, Eduardo vem passando todas as situações possíveis dentro da competição, enfatizando que o trabalho da equipe toda pode refletir em uma conquista individual. Ou seja, se algum atleta tentar ganhar a Volta da Juventude sozinho, independente do trabalho de equipe, dificilmente conseguirá o objetivo.
A competição vai até o próximo sábado (28), e tem etapas que exigem pouco em altitude, com algumas etapas de regularidade e também provas de velocidade. Segundo Eduardo Gohr, alguns atletas argentinos, colombianos e uruguaios, que estiveram na Volta do Futuro, em São Carlos (SP) são os principais concorrentes dos brasileiros. Confira a entrevista completa com a equipe no áudio disponível no topo da página.